AULA 02

AULA 02
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS ABSOLUTAS E O MERCANTILISMO

1)    Monarquias Absolutas: Representam a nova configuração política surgida na Europa a partir da grave crise do século XIV.
a.       A configuração política característica do Feudalismo sofreu forte abalo com a crise.
b.      As revoltas camponesas e a necessidade de um exército regular que pudesse contê-las e proteger a nobreza.

2)    O Estado Moderno e seu processo de formação: “a nova armadura política de uma nobreza apavorada” (Perry Anderson).
a.       O Estado Moderno foi resultado de uma série de acordos e guerras entre diversos senhores feudais, até que um deles saísse vitorioso graças a seu exército, e passasse a ser o rei desse novo Estado.
b.      A nobreza passou a constituir o quadro da nova burocracia administrativa do Estado, do qual recebia altas pensões, e para o qual não devia impostos.
c.       Modernidade e Tradiçãonova configuração política para manter antigos privilégios feudais.
d.      A inexistência de uma aliança entre rei e burguesia que tivesse viabilizado a formação dos novos Estados.
3)    papel da burguesia na formação das Monarquias Absolutas:
a.       Grandes comerciantes e banqueiros auxiliaram os reis e os nobres na luta contra outros grupos de nobres rivais durante o processo de centralização do poder, principalmente através do financiamento de exércitos nacionais fortes.
b.      A unificação do Estado representava um reforço do comércio.
c.       Além disso, os Estados Modernos favoreceram os negócios da burguesia, uma vez que do comércio advinham grandes somas obtidas através da cobrança de impostos.
d.      Entretanto, a burguesia não obteve poder político.

4)    As características principais do processo de formação de alguns dos Estados Modernos da Europa Ocidental:
a.       Portugal – Revolução de Avis
b.      Espanha – Reconquista
c.       França – Guerra dos Cem Anos
d.      Inglaterra – Guerra das Duas Rosas

5)    Os teóricos do Absolutismo: Jean Bodin, Jacques Bossuet, Nicolau Maquiavel e Thomas Hobbes.

6)    Mercantilismo – A política econômica dos Estados Absolutistas: Conjunto de idéias e de práticas econômicas adotadas pelos Estados Absolutistas com o objetivo de criar regras para o funcionamento da economia – Intervenção do Estado na economia.

7)    Absolutismo e o Mercantilismo – Duas faces da mesma moeda: O primeiro corresponde a um aumento da força política, e o segundo corresponde a um fortalecimento da economia.

8)    Características gerais do Mercantilismo: metalismo, manutenção de uma balança comercial favorável, proteção alfandegária, concessão de monopólios comerciais, incentivo às manufaturas.


9)    Características do Mercantilismo em alguns dos principais Estados Absolutistas: Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Países Baixos.

Comentários